Cuidado Amoroso

Não me lembro quando vi o significado de cuidado amoroso pela primeira vez. Acho que foi uma mistura de experiências. Um retiro de yoga, um texto budista, uma reflexão sobre as ações cotidianas.

Compreendo o cuidado amoroso quando praticamos uma ação, independente do que seja, com amor. Pode ser lavar louça, limpar a casa, cuidar do jardim, cozinhar. São muitas. Fazemos sem o peso da obrigação.

É muito gratificante perceber pessoas incentivando outras a fazer aquilo que mais gostam, antigamente era comum fazer escolhas que não colocavam em si como prioridade. Ainda bem que isso está mudando.

Mas alguma vez vez ouvi que também podemos gostar daquilo que fazemos.

Procurar aquilo que gostamos como uma área profissional, por exemplo, é muito empolgante, mas também podemos descobrir apreço por uma tarefa que não estava naquilo que não havíamos planejado.

Penso que não deveríamos transferir nossas emoções negativas para as coisas que fazemos. Se estou brava com algo e faço alguma ação que não tem necessariamente a ver com o motivo do problema, posso descontar sem perceber, e fazer por fazer, desatenciosamente.

Gosto de enfeitar a comida. Arrumar objetos de maneira específica. Organizar as coisas com cuidado. Às vezes me pego dobrando um pano que está sujo, arrumando a roupa que vai para a máquina de lavar. Sei que é demais, mas é porque se tornou hábito executar uma ação com cuidado.

Cuidado amoroso não é só fazer coisas para beneficiar a si mesmo. É considerar que há outros que compartilham o ambiente, portanto, também é cuidar bem de todos os seres.

Devolver um objeto ao mesmo lugar, observar os gestos com quem conversa, criar um lembrete para não esquecer, prestar atenção ao comportamento, e perguntar sempre que for preciso ao invés de tentar presumir.

Algumas pessoas na minha vida são exemplos de cuidado amoroso. Cada pessoa faz muito bem alguma tarefa. Procuro reconhecer para também me inspirar e cuidar com mais empenho. Não precisa ser elaborado, basta ser carinhoso.

Quais ações você pratica – ou gostaria de praticar – com cuidado amoroso?

🌸 Conteúdo feito com carinho por Patrícia Leardine.

%d blogueiros gostam disto: