Onde Estou nas Fotos

Este post surgiu de uma pergunta que muitas pessoas me fazem: mas você não vai sair na foto? Não tenho experiência para escrever sobre fotografia, mas posso contar o que ela me trouxe, uma vez que é um aprendizado muito recente na minha vida.

Antes de 2014 a fotografia significava duas coisas para mim: registro pessoal ou histórico. Pessoal porque servia para “guardar” a sensação de um momento ou viagem. Histórico porque eu estava imersa no curso (de História) e tudo virava fonte de pesquisa.

Para ir além da quantidade de pixels ou da lente removível, foi aquele estranho objeto que me motivou a aprender algo novo. Voltei a escrever para publicar, não mais para armazenar, nem para esconder. A vontade de viajar que já era grande, expandiu. Acredito que a fotografia deu à luz à vontade de mostrar, apresentar, sair, descobrir.

Não sou fotógrafa, com toda certeza não, mas a fotografia está muito presente no  meu trabalho também. Ainda não participei de um curso, vou fuçando aqui e ali, a cada cem fotos eu considero uma que ficou legal.

Gosto de me ver numa foto, acho curiosa a experiência do auto-retrato, mas gosto mesmo é do ângulo de quem conta uma história. Perceber os detalhes, o macro nas flores, pequenos insetos, brincadeira de cores, efeito de luzes, a espontaneidade das expressões, sorrisos tímidos, gestos rápidos, e apesar de tudo, paisagens passageiras.

Cheguei ao ponto em que considero impensável viver sem fotografar. Contudo, às vezes decidido não fotografar para treinar um pouquinho essa luz que só fica impressa nas sensações.

Minha fotografia preferida é esta.

Logo que a câmera chegou fui fotografar uma flor, então uma borboleta (muito parecida com a minha tatuagem) pousou. Percebi a fotografia como um momento especial, não pelo resultado produzido, mas pelo instante em que se produz. Tantos detalhes e, simplificadamente, luz.

Na realidade não importa muito onde estou na foto. Não tenho um estilo, mas há algo íntimo em cada imagem. Criar fotografias é recriar-se. Nunca permita que falte arte em sua vida.

2 comentários em “Onde Estou nas Fotos

%d blogueiros gostam disto: