Flores da Ixora

Sim, agora o blog vai ter posts sobre plantas e flores 

Sou uma jardineira iniciante. Vou aprendendo através de pesquisa, observação e erro. Comecei a expandir o jardim e plantar além dos vasos há pouquíssimo tempo.

Quero compartilhar experiências, não conselhos. Não acredito que exista mão boa ou dedo verde. Claro, que existem pessoas com mais experiência. Mas tudo pode ser aprendido. A experiência um dia foi inexperiência. Acredito que gostar do que se faz, observar as necessidades das plantas e estudar um pouquinho são ferramentas essenciais na jardinagem.

Gosto de plantas perenes, ou seja, que tem um longo ciclo de vida. Pensando nisso decidi começar pela ixora, uma planta perene, florida e fácil de cuidar.

Ixora

 Planta: Ixora ou ixora coccinea
Luminosidade: sol pleno
Categoria: flores perenes, cercas-vivas, arbustos

Minha experiência com a Ixora

Escolhi plantar as ixoras vermelhas ao lado da varanda. Lá tem muita luminosidade, sol direto na maior parte do dia. Quando chove, não recebe as gotas diretamente por causa do beiral do telhado, ou seja, as chances de uma chuva forte esmagarem as plantas eram poucas.

Geralmente são várias mudas vendidas em caixinhas. O vendedor sugeriu plantar intercalando os galhos e flores, ao invés de plantar em linha reta. Segundo ele, ao tornarem-se arbustos vão ficar mais preenchidas.

Tive que colocar um palito de algodão doce e amarrar com barbante para não serem pisoteadas acidentalmente pelas gatas ou pelas galinhas. A minha sorte foi que elas não comeram as ixoras! Geralmente as galinhas beliscam, e as gatas às vezes pastam.

É uma planta fácil de cuidar. Molho todos os dias pela manhã. Por enquanto estou adubando somente com o esterco das galinhas. Após o plantio as flores duraram quase 2 meses! Agora estão na fase de soltarem sementes e se multiplicarem.

Por enquanto são pequenas. Cuido para que se tornem arbustos futuramente.

São muito usadas em paisagismo urbano, pois toleram o sol direto e, ao se tornarem arbustos, ficam ainda mais resistentes, além do longo período de floração. Há outras cores e espécies. Algumas ixoras tem versão mini e outras são extremamente altas e densas.

Você já conhecia ou já havia cuidado da ixora? Compartilhe suas dúvidas e experiências.

1 comentário em “Flores da Ixora

  • Muito lindinha a ixora! Realmente vejo muito essa plantinha em jardins urbanos, ela deve ser bem resistente ao sol. Boa sorte com o seu jardim Patricia!

%d blogueiros gostam disto: