Quem Atraiu a Situação

Viver é descobrir constantemente a si mesmo, aos outros e ao mundo. Às vezes há situações mais difíceis de lidar do que outras, mas a dificuldade também pode se transformar em uma nova habilidade. Recentemente descobri que para aprender não é preciso culpar nem se culpar. E hoje vou contar porquê cansei de afirmar quem atraiu a situação.

Já me perguntei várias vezes: Será que fui eu quem atraiu essa situação?

Entendo que quando pensamos em algo que é promissor para nossa vida há uma tendência em realizar essas constantes. Entendo também que alguém que pensa somente em dramas pode vivenciar momentos impulsionados pela tristeza. Mas isso não quer dizer que uma pessoa só com “pensamentos positivos” irá viver apenas bons momentos. Nem que uma pessoa que vivenciou algo considerado “ruim” seja culpada.

Apontar e dizer “você atraiu essa situação” é mais fácil do que aprender com ela.

Quando uma pessoa quer algo que eu não posso oferecer, tento explicar de maneiras diferentes porquê não é possível. Quando uma pessoa diz algo que considero grosseiro, prossigo a conversa sendo educada, mas não preciso me submeter ao que ela julga ou supõe, nem resolver a situação naquele momento.

Compreender que a pessoa pode estar passando por um momento difícil não é uma justificativa para aceitar a situação. Está tudo bem estabelecer limites, dizer o que pensa e também dizer não.

Mil Pétalas

Plantar rosas também é saber lidar com os espinhos.

Às vezes aquela situação surgiu como um esclarecimento para mim, para a pessoa ou ambos. Não há motivo para se culpar, nem descobrir o culpado. A tal da “lei da atração” pode apenas camuflar uma nova possibilidade. Situações que considerava difíceis hoje não são mais. Mas ainda não sei lidar com muitas coisas. Mas ao invés da culpa, hoje vejo o aprendizado.

3 comentários em “Quem Atraiu a Situação

  • Concordo, a lei da atração não é tão simples assim e não a considero verdadeira. Amei a comparação com os espinhos!

    Beijão, mariasabetudo

    • Não a considero totalmente verdadeira******* apenas corrigindo! *-*
      Pensar positivo te deixa melhor, mas não significa que não vá acontecer algo ruim que acabe com o seu dia.

      • Patrícia Leardine
        6 meses atrás

        Sim, acho que ajuda na maneira como lidamos as situações, mas definir as situações como boas ou ruins não é uma compreensão complexa.

%d blogueiros gostam disto: