Descobertas Culinárias: Pão e Kefir

Uma das minhas alegrias diárias é cozinhar. Quando conheço uma receita ou ingrediente eu fico repetindo e inventando. Recentemente encontrei o Kefir, uma colônia de microrganismos muito interessante para o preparo de alimentos probióticos. E também preparei muitos pãezinhos para lanches da tarde mais saudáveis ao estilo caseiro.

Kefir de Leite

Quando ganhei o Kefir fiquei muito curiosa.

No Brasil ele também é conhecido como bichinho do iogurte. Basicamente é uma colônia de microrganismos que fermentam no leite. Ele não é comercializado, ou seja, para fazer kefir você tem que receber de alguém. Legal né? Se você não conhece ninguém para doar kefir, há comunidades na internet que promovem doações, dicas e receitas.

O Kefir tem origem nos povos árabes, é bastante conhecido em outras culturas e proporciona uma infinidade de benefícios à saúde.

Grão de Kefir

Ele é esse grãozinho fofo que lembra uma couve-flor, e vai aumentando e se multiplicando no leite. Ao utilizar um coador de tecido você pode separar o soro do leite para fazer iogurte e utilizar em várias receitas.

Para cuidar da colônia basta renovar o leite e aguardar a fermentação, sempre fora da geladeira. O sabor é azedinho, muito parecido com o iogurte integral industrializado, mas eu acho a qualidade bem melhor.

Cream Cheese de Kefir

Cream Cheese de Kefir com tempero Zaatar

Além do clássico iogurte, é possível preparar um creme base para patês e molhos.

Ao deixar coando de um dia para o outro (dentro da geladeira) ele se transforma num saboroso cream cheese que pode ser temperado salgado ou doce. Meu preferido? Com bastante azeite e zaatar (especiarias árabes)

Bolo de Banana

Torta de Banana caramelizada feita com Kefir

É como ter a “semente” que dá origem a comidas saudáveis que eu adoro. Além de ser uma experiência muito bacana cuidar de um alimento vivo. Confesso que estou apaixonada pelo kefir!

Também adorei a massa com base de iogurte de kefir, ótima para usar em tortas salgadas, lembra o sabor da massa podre de empada, mas sem ficar quebradiça.

Torta de Brócolis

Receita de Massa de Iogurte de Kefir para Tortas Salgadas:

2 xícaras de farinha de trigo
10 colheres (de sopa) de manteiga
1 xícara de iogurte de Kefir
1 colher (de chá) de sal
1 ovo

Fica ótimo com recheio de palmito, brócolis ou legumes. Acrescente temperos, molho de tomate e cream cheese.

Assar em 180° por aproximadamente 30 – 40 minutos.

Pão Colorido

Outra descoberta é o pão caseiro. Estou evitando comprar pão no mercado, mesmo que seja o pão integral multi-grãos. Minha receita preferida é de ciabatta, um pão crocante e aerado que fica perfeito com patês. Também gostei de experimentar a receita dos pães coloridos de beterraba, cenoura e espinafre.

Na imagem de capa, um sanduíche de ciabatta com queijos, azeitonas, manjericão, rúcula e tomate seco.

Ciabatta

Acredito que a comida é feita em casa é mais nutritiva. O lado saudável não está só nas propriedades do alimento, mas no modo de fazer. Aquilo que é preparado exige uma “energia” que é preciso ser gasta. Enquanto preparo algo sinto que estou me nutrindo também, além da delícia que existe em poder partilhar.

Pão e Kefir. Dois alimentos tão antigos, cheios de história e possíveis de serem redescobertos.

11 comentários em “Descobertas Culinárias: Pão e Kefir

  • mddsss eu já tô aqui BABANDO! que delícia.
    a Jaque que vai amar esse post, vou indicar pra ela. Ela adora tudo que envolve a cultura árabe.

    eu fiquei tentada e atentar essa massa de torta. parece do jeito que eu gosto.

  • Olá querida Patrícia! Eu estou apaixonada pelo seu blog <3 dá para perceber que tudo que você faz aqui é com amor, carinho e dedicação! Amei o visual, a organização, o conteúdo! Tudo é muito incrível mesmo, parabéns! Estou feliz por ter conhecido um espaço tão lindo 🙂

    E wow, estou impressionada com essas delícias, minha vontade é de sair experimentando tudo. E eu também não conhecia esse ingrediente. As fotos são bem feitas, e eu queria muito poder provar cada uma dessas delícias, você deve mesmo cozinhar suuuuuuper bem!

    Gostei muito de saber mais sobre a história do Kefir, espero que eu encontre alguém que tenha e possa doar para mim 🙂

    Beijos, e muito obrigada, COM CERTEZA irei salvar essa postagem.

    http://www.senhoritadeise.com

    • Patrícia Leardine
      8 meses atrás

      Obrigada! 😀 Eu tento cozinhar, mas nem sempre acerto. Prossigo tentando, é bem experimental rsrs Sim, há vários grupos de doação de kefir na internet (no facebook também) aposto que deve ter alguém pertinho que conhece 🙂 Obrigada pela visita!

  • Estou precisando aprender a fazer receitas com você, deixei de comer carne vermelha e até de frango e peixe será o próximo, já que não gosto tanto assim, e estou bem perdida sobre o que devo comer.
    E esse prato de gatinho?
    Apaixonei por ele.
    Beijos.

    • Patrícia Leardine
      9 meses atrás

      Que legal pela escolha 😀 Vou dar uma dica: comece acrescentando produtos, ingredientes e temperos que você ainda não conhece, assim a nova fase fica mais divertida e dá para “reiventar” pratos sem carne que antes você já comia. Eu acho que vivo numa eterna fase de cozinha experimental. rsrs

  • Patrícia, eu estou enrolando desde o ano passado para pegar o Kefir, vê se pode? 🙁 Eu vejo bastante gente colocando na água também e enriquecendo sucos verdes, por exemplo. Preciso tirar um tempo para pesquisar melhor e introduzir o bichinho na minha vida, já que, como você disse, os benefícios para a saúde são muitos.
    Seus pães estão lindos! Adorei os coloridos. Eu também prefiro fazer tudo o que dá para fazer em casa, é tão melhor, né?! Gosto muito de todo o processo, inclusive da espera. E, no fim, acaba sendo até simples, já que é algo que nos faz bem. Sempre pensei que panificação fosse algo bem complicado, e eu ainda tenho muito o que melhorar, mas está sendo muito bom melhorar os resultados, hehe.
    Fiquei muito inspirada a tentar mais coisas com seu relato e essas fotos lindas (tudo muito apetitoso).
    Beijos,
    Bru

    • Patrícia Leardine
      9 meses atrás

      Pega sim 😀 Com água ainda não testei, mas sei que é possível.
      Eba! Quais receitinhas você andou testando esses dias?

  • Menina eu não conhecia Kefir O.o eu nunca tinha sequer escutado falar! Menina esses pães ficaram com uma cara ótima!! Eu queria muito saber fazer pão, aquele pão caseiro… nham! Mas não sei, só sei fazer sobremesa =/
    Valeu a pena esperar | Canal no Youtube

    • Patrícia Leardine
      9 meses atrás

      Começa fazendo um pão que você normalmente gosta de comer 😀 É muita energia fazer pão, acho que você vai curtir sim!

  • Esse Site tem doadores de Kefir (Iogurte Probiótico infinito), aquele bichinho do iogurte, lembra? Também tem outros 5 tipos de probióticos diferentes. Todos atuam na melhoria do intestino, auxiliam no emagrecimento, no controle do diabetes e aumento da imunidade, fortalecendo o organismo até contra o vírus H1N1, no tratamento da dengue e zika vírus. O ideal é entrar em contato com o doador mais próximo de você e combinar a entrega. http://www.probioticosbrasil.com.br/

%d blogueiros gostam disto: